Projeto que estimula o hábito e o prazer pela leitura e escrita, ampliando a visão de mundo e os conceitos de cidadania dos participantes, por meio do contato direto com o processo de criação artístico-literária e com autores contemporâneos.Já passaram pelo projeto autores como: Ignácio de Loyola Brandão, Arnaldo Antunes, Lourenço Diaféria, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Ziraldo, Adélia Prado, Walcyr Carrasco, Luiz Puntel, Marina Colassanti, Fernando Bonassi, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Fanny Abramovith, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Menalton Braff, Fabrício Carpinejar, Daniel Munduruku, Marçal Aquino, Rubem Alves, César Obeid, Heloisa Prieto, Ricardo Filho, Mary França e Eliardo França.
Durante os meses de setembro, outubro e novembro, mais um módulo do projeto realiza-se, dessa vez, com a escritora e ilustradora Eva Furnari.

16 agosto 2013

Baú Itinerante do Livro na Escola

Até 18/09 
Um baú de madeira contendo os livros do escritor Ricardo Filho percorrem escolas previamente agendadas. O objetivo é que os estudantes entrem em contato com as obras do escritor por meio de rodas de leitura.




Os Brinquedos Invisíveis de Ricardo Filho

20/08, terça, às 18h. Na Secretaria de Educação (Rua Amazonas, 183)
Ingressos no SESC
Com a Cia Forrobodó de Teatro. Os contadores de histórias cansados dos mesmos “brinquedos invisíveis", ou seja, das mesmas histórias, decidem brincar de detetive e encontram uma caixa engraçada e misteriosa. Curiosos abrem a caixa e encontram “O gato que cantava de galo”, “O cravo que brigou com a rosa" e “sobre o telhado das árvores" é aí que inventam de brincar com estas histórias, por fim descobrem que essa caixa, com esses brinquedos invisíveis, pertence a Ricardo Ramos Filho e numa divertida viagem decidem devolvê-la para seu dono.
 Agendamento de escolares.



Oficina Literária: Vida e Obra de Ricardo Filho

06/08, terça, das 18h às 19h40. Na Secretaria de Educação (Rua Amazonas, 183). Inscrições no SESC
Com a Profa. Ana Paula Dias Rodrigues da UNESP de Rio Preto.

Ricardo Filho começou a publicar literatura infanto-juvenil em 1992. De lá para cá, conseguiu a aprovação da crítica e consolidou-se como um dos escritores respeitados no segmento. Ao seu livro de estreia, Computador Sentimental (1992), ganhador do prêmio Adolfo Aizen/1993 de melhor livro juvenil, seguiram-se: Sonho Entre Amigos (1995), O Pequenino Grão de Areia (1998), A Nave de Noé (2000), O Livrinho sem Figuras (2002), Olívia (2003), Um, dois, três... Cada um tem sua vez (2007), Sobre o Telhado das Árvores (2008) e Vovô é um Cometa (2008). Grátis. Livre para todos os Públicos.



Com a palavra... Ricardo Filho

Filho de escritor Ricardo Ramos e neto de Graciliano Ramos, ainda muito novo, incentivado e orientado pelos pais, adquiriu o hábito de ler. Esse prazer incorporo-se em sua rotina e não mais o abandonou. A leitura é companheira amiga, escrever foi consequência. Os textos infantis surgiram aos poucos, consolidando-se como especialidade. Nesse gênero pode voltar a ser menino, viver aventuras que remetem a uma infância feliz, deixar a imaginação correr solta, subir no telhados das árvores.